sábado, 27 de novembro de 2010

Principais Doenças Causadas por Artropódes

Escabiose




A escabiose é o nome técnico que se dá à sarna, uma infecção parasitária da pele que produz pápulas avermelhadas e muita coceira.


A sarna é causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei e sua infestação é facilmente transmitida de pessoa para pessoa através do contato físico, raramente, de roupas ou de outros objetos compartilhados.
O ácaro fêmea cava túneis sob a camada superior da pele e deposita seus ovos que após poucos dias, eclodem  em larvas. provocando muito prurido (coceira).
A principal característica da escabiose é o prurido intenso que aumenta à noite.
As escavações dos ácaros aparecem como linhas ondulosas de até 1,5 cm de comprimento que, algumas vezes, apresenta uma pequena pápula em uma extremidade.
Os locais mais de preferênciadestes ácaros são as membranas interdigitais dos dedos das mãos, nos punhos, nos cotovelos, nas axilas, em torno dos mamilos das mamas das mulheres, no pênis e bolsa escrotal, ao longo da linha da cintura e sobre a parte inferior das nádegas.
Em crianças pequenas a infecção pode acometer a face, o que raramente acontece em adultos e as lesões podem parecer bolhas cheias de água.
As escavações tornam-se difíceis de serem visualizadas com o avançar da infecção, porque elas são mascaradas pela inflamação provocada pelo ato de coçar.
Um raspado das escavações, possibilita a análise do material ao microscópio para confirmar a presença de ácaros.
A escabiose pode ser curada com a aplicação de um creme contendo permetrina ou uma solução de lindano.  A limpeza muito minuciosa das roupas de cama ou do vestuário não são obrigatórias, a limpeza normal das roupas é suficientes para eliminar o ácaro, mas os familiares e os indivíduos que tiveram contato íntimo com uma pessoa infectada devem ser tratados também.


Pediculose

A pediculose é uma infestação de piolhos, que são insetos ectoparasitas da ordem Phthiraptera que se alimentam de sangue. A infestação de piolhos pode ocorrer em qualquer espécie de animais de sangue quente, como mamíferos e aves, incluindo humanos. Embora o termo pediculose em humanos possa apropriadamente se referir a infestação de piolhos em qualquer parte do corpo, a forma mais comum é a humanus capitis, que é a infestação da cabeça das pessoas por espécie de piolho específica.

A infestação de piolhos na cabeça das pessoas (pediculosis humanus capitis) é mais freqüente em crianças de 3 a 10 anos e suas famílias. Mulheres tendem a ter piolhos mais freqüentemente do que homens. Os piolhos são transmitidos através do contato direto com uma pessoa infectada.

Para diagnosticar a infestação de piolhos todo o couro cabeludo deve ser penteado cuidadosamente com um pente-fino para piolhos. Os dentes do pente devem ser examinados para verificar a presença de piolho cada vez que passar pelo cabelo. O uso de pente-fino para piolhos é a forma mais eficiente de detectar piolho vivo.

O sintoma mais característico da pediculose é a coceira na cabeça, a qual geralmente se intensifica de 3 a 4 semanas depois do início da infestação de piolhos. A reação da pele à mordida é muito leve e raramente pode ser vista através do cabelo. Coçar excessivamente as áreas infestadas de piolhos pode causar feridas, as quais podem ficar infectadas.

Não há método ou produto que assegure 100% de destruição dos ovos (lêndeas) e ninhadas de piolhos depois de um único tratamento. Porém, existem vários tratamentos que podem ter graus variados de sucesso. Esses métodos incluem tratamentos químicos, produtos naturais, pentes, ar quente e loções à base de silicone.

A examinação da cabeça da criança em intervalos regulares suando um pente-fino para piolhos permite diagnosticar a infestação em um estágio precoce. O diagnóstico precoce torna o tratamento mais fácil e reduz a possibilidade de infestar com piolhos outras pessoas. Em locais nos quais as infestações de piolhos são comuns, examinações semanais feitas pelos pais das crianças, especialmente aquelas entre 4 e 13 anos, ajuda a controlar a pediculose.








Alergias Respiratórias 

São infecções respiratórias agudas e comuns, que ocorrem com mais frequência no Outono e Inverno, embora também surjam noutras épocas do ano.
Afetam o nariz, a garganta, as amígdalas, os seios peri-nasais, os brônquios e outros locais. 
Curam espontaneamente ao fim de algum tempo.
Uma reacção alérgica pode apresentar vários sintomas, em conjunto ou isolados.
Os órgãos mais afetados e os sintomas mais frequentes, são:
Pele – urticária, eczema;
Aparelho respiratório – asma, rinite;
Olhos – conjuntivite, eczema nas pálpebras;
Aparelho digestivo – diarreia, edema da glote;
Há sintomas que se devem a “intolerâncias”, sobretudo alimentares e que em nada têm a ver com alergias, embora muitas pessoas as designem erradamente como tal. Importa distingui-los.



A gravidade é muito variável. Pode ir desde reações ligeiras a casos graves que põem a vida em risco e que levam à morte.
O caso mais grave é o “choque anafilático” que ocorre com uma reacção que envolve todo o organismo, com alterações circulatórias, renais, cardíacas, etc. e que provoca frequentemente a morte. Pode surgir por exemplo, em alérgicos às penicilinas.
Para que surja uma alergia é necessário que a substância estranha ao organismo, chamada antigénio, reaja com substâncias naturais, os anticorpos. Dessa reacção, libertam-se os mediadores da alergia que são os responsáveis pelos sintomas.

Uma alergia só surge a partir do 2º contato com a substância estranha, porque os anticorpos só começam a formar-se depois do 1º contato.
A alergia pode só surgir após vários contatos com o antigénio.



Há quem classifique as alergias em 4 tipos principais:

•Anafilaxia – surge logo após o novo contato com o antigénio, quando este reage com os anticorpos. Os mediadores libertados provocam espirros, tosse e comichão.
Ex.: rinite alérgica, algumas alergias cutâneas, asma e outras.
 •Citotoxicidade – quando o antigénio se fixa a células do organismo e reage seguidamente com os anticorpos do sangue, provocando destruição das células.
Ex.: por transfusão de sangue de outro grupo, medicamentos.
 •Imunocomplexos – quando o produto formado entre o antigénio e o anticorpo, provoca um conjunto de reações no organismo que originam lesão dos vasos sanguíneos, do pulmão, da pele, etc.
Geralmente, as manifestações surgem ao fim de algumas horas (4-6) após o novo contato com o antigénio.
Ex.: alveolites alérgicas, doença dos criadores de aves.
 •Reação retardada – quando surge ao fim de 1-3 dias após o novo contato com o antigénio. Provoca inflamações que podem ser irreversíveis.
Ex.: rejeição em transplantação.

As alergias podem surgir em qualquer altura, embora algumas sejam mais frequentes em certas idades.


•Adultos – pólipos nasais, rinite, asma e urticária.

•Lactentes e adolescentes – rinite e asma alérgicas, eczema, alergias alimentares e urticária.


Pode suspeitar da alergia quando os sintomas surgem sempre que contacta com certos produtos ou locais.
O médico diagnostica uma alergia através das queixas do doente e dos testes que realiza.

Há tratamentos gerais e específicos para cada tipo de alergia ou manifestação.
Os tratamentos podem dirigir-se ao alívio dos sintomas ou a prevenir o aparecimento das reações.
Alívio dos sintomas: corticosteróides, anti-histamínicos e adrenalina (para reações graves);

Prevenção das reações: imunoterapia ou hipossensibilização que consiste na redução da sensibilidade alérgica, através de várias injecções subcutâneas de quantidades mínimas dos antigénios.

Obriga a um diagnóstico cuidado para identificar o antigénio, isto é, a substância que provoca a alergia.



Ácaros



Acne

Acne é um problema dermatológico. Ela é mais comum em jovens entre 11 e 18 anos, mas pode manter-se mais tempo. A Acne, em alguns casos, é um problema que hoje se tem e amanhã não, só que existem casos em que a Acne demora meses e até anos para sair, ou nem sai.
Existem dados constando que pelo menos oitenta e cinco porcento das pessoas que têm Acne apresentam manifestações da doença simples; algumas espinhas ou cravos, nada mais. Infelizmente os outros quinze porcento têm de tratá-la, pois a acne é inflamatória, com lesões mais aparentes (manchas no rosto). A intensidade varia de pessoa a pessoa, o que a leva a procurar tratamentos mais específicos.
A Acne é mais comum no rosto (o que já não é bom), mas pode também aparecer nas costas, ombros, pernas e braços. Devo informar que a Acne é um problema que, mesmo para que a tenha em simples manifestações, deve ser tratada pois ela pode aumentar de grau.

Classifica-se a Acne em quatro graus:
  • 1º Grau: É simples, alguns cravos no rosto e espinhas em pouco número. É do tipo quando nasce uma espinha não esperada em você.


  • 2º Grau: É um pouco mais complicada. Cravos em maior número, espinhas (ainda são poucas, mas existem).

  • 3º Grau: Já é mais sério, o terceiro grau traz maiores espinhas e menos cravos no rosto, algumas são doloridas.

  • 4º Grau: O mais sério dos quatro, exige um tratamento mais cauteloso e a limpeza de pele deve ser feita por alguém de ótima qualificação, este grau traz ao rosto espinhas em grande quantidade. Diferenciamos a Acne de terceiro do quarto grau da seguinte forma: a Acne de quarto grau apresenta manchas rosadas na pele e as espinhas nascem umas em cima das outras. Não devem ser espremidas pois isso pode provocar danos permanentes.





A Acne possui uma tendência hereditária, isto é: se um jovem tem pais que possuem Acne, provavelmente ele terá também.

A Acne é um doença que afeta o folículo polissebáceo, que é formado por glândulas sebáceas e pêlos. As glândulas sebáceas estão presentes na pele e produzem o sebo. O sebo é uma espécie de lubrificante que evita que a pele fique ressecada, a diferença é que na Acne este sebo está em maior quantidade, dando a impressão que a pele está "oleosa".
Existem alguns fatores que aumentam exageradamente a produção do sebo, daí nasce a Acne. O principal motivo que leva ao aumento da produção do sebo é a mudança hormonal (agora tudo faz sentido). Isso explica o por que que a Acne é tão comum em jovens. Mas isso não é motivo para desespero e muito menos para brigar com seus pais por eles já terem em suas vidas Acne.
Falando Ciêntificamente:
Normalmente as células das camadas da parte externa da pele descamam gradativamente. Durante a puberdade as mesmas descamam mais rapidamente, podendo ocorrer uma espécie de "aglomeração" dessas células no orifício polissebáceo, produzindo assim uma obstrução deste local. Esta obstrução impede que o sebo saia pelo orifício. A este acúmulo damos o nome de comendão.
A retenção do sebo libera libera substâncias que causam a irritação da pele e conseqüentemente surge uma inflamação. Ao mesmo tempo o sebo é um meio propício a proliferação de uma bactéria que chamamos de Propionibacterium Acnes, o que intensifica a Acne.


Existem muitos produtos no mercado para tratar a acne, muitos deles sem que os efeitos tenham sido comprovados cientificamente. Contudo, uma combinação de tratamentos pode reduzir muito a gravidade da acne na maioria dos casos. Os tratamentos que são mais efetivos devem ser acompanhados de perto por um dermatologista porque possuem uma maior possibilidade de efeitos colaterais. Deve-se consultar um médico especializado para escolher qual tratamento utilizar, principalmente quando utilizados em combinação.  Alguns tratamentos que se mostraram efetivos:
•Esfoliação da pele
A esfoliação da pele pode ser feita tanto de maneira mecânica quanto através de substâncias químicas como o peróxido de benzoíla e ácido salicílico. Elas atuam prevenindo o acúmulo de células mortas e também ajudam na desobstrução de poros afetados. Dentre os tratamentos tópicos, o peróxido de benzoíla e o ácido salicílico são as medicações mais eficientes.
•Antibióticos tópicos e orais
Aplicação de antibióticos na região afetada, utilizando-se cremes e loções a base de eritromicina e ácido fusídico. Eles atuam eliminando as bactérias que se alojam no orifício do folículo piloso.
Existem antibióticos orais que são utilizados em casos mais graves baseados em outros princípios ativos.
O uso de antibióticos tem se tornado menos eficiente na medida em que bactérias P. acnes resistentes tem se tornado mais comuns. A acne geralmente irá reaparecer em alguns dias após o fim do tratamento tópico e algumas semanas após o oral.
•Tratamento hormonal
Nas mulheres é possível se aplicar um tratamento hormonal, que consiste na ingestão de contraceptivos orais (hormônios femininos) que neutralizam os efeitos de excessos de hormônios masculinos.
•Retinóides tópicos
Agem na normalização do ciclo de vida das células do folículo, dissolvendo e prevenindo a formação de comedões. Eles não impedem a produção de sebo. Estão relacionados à vitamina A. O retinóide tópico mais utilizado em tratamentos é a isotretinoína.
•Retinóides orais
Agem reduzindo a secreção de sebo das glândulas. Consiste na ingestão diária de derivados da vitamina A como a isotretinoína ou ácido isotretinóico durante um período de 4 a 6 meses. A isotretinoína tem se mostrado muito efetiva no tratamento da acne severa e pode melhorar ou curar totalmente cerca de 80% dos pacientes tratados.
O tratamento requer um acompanhamento médico bem próximo de um dermatologista devido aos efeitos colaterais (os quais podem ser graves). Os efeitos colaterais mais comuns são a desidratação da pele e sangramentos nasais (conseqüentes da desidratação da mucosa nasal). Há relatos de que a substância pode prejudicar o fígado dos pacientes. Por esse motivo é recomendável que os pacientes façam exames de sangue antes e durante o tratamento. Existem alguns relatos que sugerem que a droga pode gerar depressão, mas não há concordância na literatura médica a respeito deste risco. A droga também pode causar graves defeitos em fetos se as mulheres se submeterem ao tratamento antes ou durante a gravidez como defeitos na face, nas orelhas, no coração e no sistema nervoso do feto. Por essa razão o tratamento das mulheres é acompanhado por métodos contraceptivos ou abstinência sexual.
A alimentação pode contribuir para uma melhora da acne em graus mais leves e também na prevenção delas através do consumo de alimentos ricos em vitaminas e minerais, além de adequada ingestão de água e líquidos diariamente.

Se você sofre deste problema, ou quer evitar que as tão indesejáveis espinhas apareçam, comece os cuidados a partir da sua alimentação:

PREFIRA:

- Alimentos fonte de isoflavonas: farinha de soja, grão de soja e tofu (estrógeno reduz atividade das glândulas sebáceas);
- Alimentos fonte de zinco: carnes, ovos, nozes, leite;
- Alimentos fonte de Selênio: pão integral, aveia, castanha-de-cajú, camarão, (reduzem formação de radicais livres responsáveis pela inflamação da acne);
- Outros Antioxidantes, Vit. C: laranja, acerola, Kiwi, goiaba, mamão, salsinha, pimentão verde;
- Vit. E: Semente de girassol e oleaginosas;
- Vit. A: Cenoura, abóbora, couve, espinafre;
- Ac. Pantotênico (para adequado metabolismo dos ác. graxos impedindo a hipersecreção sebácea): Semente de girassol, cogumelos, salmão, fígado de galinha e farinha de soja;
- Alimentos fonte de W-3 (antiinflamatório): peixes gordos (salmão, sardinha, atum) e folhosos verde-escuros;
- Alimentos fonte de Monoinsaturados (antiinflamatório e Antioxidantes): Abacate, azeite de oliva extra-virgem, óleo de canola;
- Em uso da droga isotretiona, fontes de cálcio: Leite e derivados, ovos, brócolis, couve-flor; vit. D: óleo de fígado de bacalhau, margarina, manteiga, peixes;
- Sugestão de suco: 2 fatias de abacaxi, ½ pepino, ½  maçã sem semente (estimula secreções digestivas, fonte de antioxidantes);


EVITE:

- Alimentos alergênicos: Frutos do mar, chocolate, amendoim, castanhas, suínos e enlatados;
- Frituras e alimentos muito gordurosos; salgadinhos, doces e etc
- Em uso da droga Isotretiona (levam a dislipidemias): fonte de gordura saturada: leite integral, manteiga, embutidos, óleo de coco, bacon, carnes gordas e açúcares simples: bolos, doces, balas, refrescos, refrigerantes. 
Embora existam métodos que levem à sua diminuição ou extinção, não existe uma cura específica, pois a acne não é uma doença específica. Sendo uma doença com base em outros eventos, a sua cura tem ramificações, daí a existência de metodologias. Reconhece-se o peróxido de benzoíla eficaz contra a bactéria da Acne. A Acne diminui com a idade e normalmente acaba depois dos 20 anos. Em casos especificos ela pode surgir mesmo depois da adolescência, desencadeada por um desequilíbrio hormonal, mais comumente apresentado em mulheres.


3 comentários: